O papel das ervas e das especiarias na cozinha é enriquecer o sabor dos alimentos e aumentar o nosso prazer gustativo. As “ervas” são folhas de plantas, frescas ou secas. A vantagem das secas é que estão disponíveis durante todo o ano. As “especiarias” são as partes aromáticas de plantas tropicais: rebentos, frutos, bagas, raízes ou cascas, normalmente secas.
O cultivo das ervas sempre foi um empreendimento pacífico, no entanto o das especiarias perturbou e alterou a história. A busca por especiarias produziu fortunas, guerras e foi o principal motivo de expansão e conquista dos povos. O uso das ervas e das especiarias de cada região do mundo foi determinado, principalmente pelo que a natureza oferece, dependendo do clima e do solo. Por esse motivo é que os pratos da cozinha mundial são caracterizados por combinações especificas de ervas, especiarias e temperos e definem a culinária de cada país.
Hoje as ervas e especiarias são para a culinária mais importante do que nunca. Encontramos com facilidade e abundância. Temos acesso a produtos antes só importados e hoje muitos deles produzidos aqui no Brasil. Isso nos leva a dizer que “os sabores do mundo estão disponíveis para prová-los”.