As pimentas são usadas nas cozinhas de todo o mundo, condimentam pratos saborosos e em muitos lugares são utilizadas como ingrediente essencial. As pimentas contem a substância capsaicina que é oleosa, insolúvel na água e responsável pelo sabor picante. Há grande variedade de pimentas cujo teor picante vai desde o suave até o fortíssimo. A polpa da pimenta é a portadora do sabor característico de cada variedade.
Podem ser utilizadas frescas, secas, em pó e ainda em conservas à base de vinagre ou óleo.
A Companhia das Ervas oferece ao mercado pimentas em fruto, na conserva com vinagre de álcool, que não interfere no sabor original de cada pimenta.
MISTURA DE PIMENTAS – ARDENCIA NO REGAÇO
Foi o primeiro produto da marca. É uma mistura de vários tipos de pimentas em fruto, que atende diferentes paladares.
PIMENTA MALAGUETA
É uma das pimentas mais consumidas no Brasil, tanto verde como madura. Seu ardume é forte, embora é muito saborosa.
PIMENTA BIQUINHO
É um fruto que surpreende, pois tem sabor e aroma de pimenta, no entanto não tem ardência nenhuma. É consumida também como aperitivo.
PIMENTA DE CHEIRO
É uma pimenta bastante usada por ser saborosa e possuir o ardume suave.
PIMENTA COMARI
É uma pimenta tradicional da culinária paulista e mineira, consumida principalmente verde. Seu ardume é médio e acompanha os chamados “pratos de botequim.”
PIMENTA JALAPENÕS
É uma pimenta típica mexicana, mas já produzida em grande quantidade aqui no Brasil. O fruto tem muita polpa. É saborosa e de ardume suave. É muito usada na culinária mexicana.
PASTA DE PIMENTA
É uma pasta produzida com a pimenta dedo de moça, ervas e especiarias. Deve ser servida com salgados, lanches, pode ser acrescentada em pratos prontos e receitas que pedem a presença de pimenta.